FASCITE PLANTAR

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pode ser definida como uma afecção caracterizada pela dor na região plantar do calcâneo, que pode se estender por toda a fáscia plantar. Sua manifestação é insidiosa e a sintomatologia é mais evidente pela manhã, ou após um período de repouso. O aumento no quadro doloroso de manhã deve-se ao fato de que durante o sono, a inatividade dos músculos dorsiflexores promove um encurtamento da fáscia plantar. O primeiro apoio provoca um estiramento brusco da aponeurose, o que provoca a dor.
Ao exame físico, é verificada "marcha antálgica", com apoio sobre a parte lateral ou anterior do pé. Há palpação dolorosa da região medial do calcâneoe a dorsiflexão dos dedos exacerba os sintomas pela distensão da fáscia plantar.

OBS: Pontos dolorosos na região da panturrilha e do tendão calcâneopodem ser encontrados, o que demonstra uma relação entre a Fascite Plantar, rigidez do tendão Calcâneo e musculatura posterior da perna.

O tratamento dar-se por alongamento da fáscia plantar, tendão calcâneo e gastrocnêmio; assim como recursos que promovam analgesia e diminuição das tensões. Novos estudos apontam a Crochetagem, também conhecida como Diafibrólise Percutânea, como tratamento que visa combater algias pela destruição das aderências e fibroses, através da utilização de ganchos ou crochets, aplicados sobre a pele. É uma técnica de tratamento manipulativo do aparelho locomotor.

0 comments

Postar um comentário

COMENTE, PEÇA SEU ASSUNTO PREFERIDO OU TIRE SUAS DÚVIDAS!