FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: INVESTIGANDO UM SERVIÇO AMBULATORIAL DO SUS

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

RESUMO
Este artigo busca relatar o resultado de uma pesquisa realizada com vinte indivíduos que ingressaram no Serviço de Fisioterapia do Centro de Saúde da Vila dos Comerciários (CSVC) na cidade de Porto Alegre e que concluíram, no mínimo, vinte atendimentos fisioterapêuticos. O objetivo do estudo foi analisar a atuação de um serviço de fisioterapia ambulatorial da rede pública como um agente de educação em saúde, ou seja, verificar se os profissionais e/ou estudantes de fisioterapia promovem algum conhecimento, por meio da educação e comunicação em saúde, para estes usuários em relação aos mecanismos de prevenção, instalação, atuação e tratamento fisioterapêutico das patologias apresentadas. A coleta de dados foi realizada através de um instrumento inicial constituído de uma anamnese, bem como uma primeira entrevista, com perguntas semi-estruturadas, aplicadas no dia da avaliação
fisioterapêutica, e por um instrumento final com uma segunda entrevista, semelhante à primeira, aplicada após o participante concluir os vinte atendimentos de fisioterapia. Observou-se com o estudo que a fisioterapia, durante seus atendimentos, teve uma presença inexpressiva nas práticas de trabalhos educativos em saúde, ressaltando, assim, a necessidade das instituições de ensino de formarem profissionais sensibilizados com a importância da informação, comunicação e educação na construção da cidadania e de comportamentos que promovam a saúde dos indivíduos.

BONS ESTUDOS!

http://fisioconcurso.com.br

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Últimos Concursos

Prefeitura de Palmeira(PR) - Inscrições até 10/01
Prefeitura de Junco do Seridó(PB) - Inscrições de 26/12 a 13/01
Prefeitura de São José do Peixe(PI) - Inscrições até 16/01
Prefeitura de S. José dos Ramos(PB) - Inscrições de 26/12 a 20/01
Prefeitura de Estrela d'Oeste(SP) - Inscrições até 31/12
Prefeitura de Estância(SE) - Inscrições de 27/12 a 26/01
Prefeitura de Tartarugalzinho(AP) - Inscrições até 12/01
Prefeitura de Petrópolis(RJ) - Inscrições até 18/01
Prefeitura de Conceição do Canindé(PI) - Inscrições até 16/01
Prefeitura de Nova Independência(SP) - Inscrições até 26/12



Para os estudiosos de plantão!!! BONS ESTUDOS.

Principais Causas de Encefalopatias Crônicas Não-Progressivas: Revisão da Literatura

Resumo

Introdução. A Encefalopatia Crônica Não-Progressiva (ECNP), conhecida como paralisia cerebral, é uma desordem do movimento, do tônus e da postura, provocando retardo ou anomalia no desenvolvimento da criança. Objetivo. Identificar as principais causas de encefalopatias, por meio de uma revisão da literatura. Métodos. Revisão bibliográfica, pautada na análise de livros, revistas e artigos científicos coletados em bancos de dados como LILACS, SCIELO e SCIÊNCE. Resultados. A encefalopatia apresenta várias causas, dentre elas destacam-se as ocorrências durante a gestação – como hemorragias, no nascimento – como nascimentos prematuros, ou após o nascimento – como traumas na cabeça. Conclusão. As principais causas da ECNP são decorrentes de complicações no parto, além de anomalias congênitas do cérebro, anoxia cerebral, lesões traumáticas decorrentes de parto prolongado e as encefalites no pós-parto.

Descritores: Encefalopatia; Causas; Fisioterapia.



Para ler mais é só clicar no título.

BONS ESTUDOS!