POSIÇÕES, PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS

domingo, 7 de fevereiro de 2010


A posição anatômica do corpo é uma postura ereta, face para frente, braços dos lados, palmas das mãos para frente com os dedos e polegares em extensão, calcanhares unidos, olhos voltados para o horizonte.

O corpo humano na posição anatômica pode ser dividido em conceitualmente em planos:
Plano Sagital ou Medial- É aquele que dividiria o corpo em duas metades: esquerda e direita. Nome derivado da direção da sutura sagital do crânio. O movimento que o corpo faz nesse plano denomina-se flexão( para frente) e extensão ( para trás);
Plano Coronal ou frontal- É aquele que divide o corpo em partes anterior e posterior. Seu nome deriva da direção da sutura coronal do crânio. É o plano que realizam os movimentos visíveis de frente. Adução (linha mediana do corpo), Abdução (longe da linha mediana do corpo). Para o tronco e o pescoço, um movimento no plano frontal denomina-se inclinação lateral.
Plano Transversal- É aquele que dividiria o corpo em partes superior e inferior. O ponto no qual os três planos medianos do corpo interseccionam-se é o centro de gravidade. Movimento Rotação Lateral (para fora, lateralmente), Rotação Medial (para dentro, medialmente), Pronação e supinação (para o antebraço).

Os eixos são linhas imaginárias ou reais, em torno das quais ocorrem os movimentos.
Eixo sagital: Plano sagital e se estende horizontalmente da frente para trás. Movimentos de adução e abdução.
Eixo coronal: Plano coronal e se estende horizontalmente de um lado para o outro. Movimento de flexão e extensão;
Eixo longitudinal : Plano transversal e se estende em direção craniocaudal. Movimentos de rotação medial e lateral, adução e abdução horizontal.

5 comentários

Anônimo disse...

Gostaria que colocasse artigos ou assuntos sobre ALZHEIMER. obrigado....Grace kelly

24 de março de 2010 21:50
Anônimo disse...

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS PLANOS E EIXOS PARA O FISIOTERAPEUTA?

QUERO QUE DESCUBRA

5 de fevereiro de 2011 15:51
FISIOAJUDA disse...

Os movimentos ocorrem através de planos imaginários e em eixos articulares. As articulações movem-se em direções diferentes e o movimento ocorre em torno de um eixo e de um plano.No plano Sargital (eixo horizontal ou transversal), movimento de flexão e extensão; no plano coronal( eixo postero-anterior), movimento de adução e abdução; no plano transversal (eixo longitudinal ou vertical), movimento de de rotação medial-lateral e pronação supinação.
O conhecimento desses eixos e planos é importante na avaliação cinético-funcional, bem como na realização de testes e análise dos movimentos, o que torna mais precisa a base da elaboração do programa de atividades. É através também desses planos e eixos que melhor localizamos as partes do corpo.

Ex: A flexão e extenção do polegar, ocorrem no plano frontal e a adução e abdução, ocorrem no plano sagital.

Espero ter respondido... abraço!

8 de fevereiro de 2011 11:17
Anônimo disse...

não me ajudou em nada

17 de agosto de 2011 10:26
FISIOAJUDA disse...

É através dos planos e eixos anatômicos que estudamos melhor os movimentos que nossas articulações realizam. O conhecimento dessa nomeclatura é utilizada na avaliação
cinético-funcional, na realização de testes e analise dos movimentos, na
elaboração do programa de tratamento e na recuperação e manutenção dos movimentos
cinesiológicos. É através dessa nomeclatura que sabemos quando um membro faz flexão ou extensão, abdução ou adução, e se esse membro faz qualquer movimento oposto ou se não faz o movimento proposto ao que deveria ser realizado, vamos conseguir detectar a disfunção devido ao conhecimento dessa nomeclatura.

17 de agosto de 2011 17:17

Postar um comentário

COMENTE, PEÇA SEU ASSUNTO PREFERIDO OU TIRE SUAS DÚVIDAS!